O que realmente é copywriting?

Você já ouviu falar do termo copywriting, mas o que realmente é copywriting e como ela pode te ajudar a vender mais? Nesse artigo você vai saber como.

Aqui você vai encontrar:

  • De forma simples, o que é copywriting?
  • Copywriting de forma direta e indireta
    • Página de Vendas
    • Escrita para Blog
    • Conteúdo para Instagram e Facebook
  • Concluindo

De forma simples, o que é copywriting?

O termo Copywriting se refere ao ato de escrever qualquer tipo de conteúdo que tenha como objetivo convencer o leitor a realizar uma ação determinada, seja de forma direta ou indireta.

Então, quando falamos de copy, não estamos falando apenas de uma escrita que diretamente vende, como muitas pessoas acreditam, ela é isso e muito mais!

Portanto, qualquer peça escrita, seja um post para rede social, um post para blog, para ajudar a construir posicionamento de marca, vender um produto, serviço ou promover qualquer tomada de decisão, todo conteúdo escrito, é copywriting.

copywriting como profissão

Copywriting de forma direta e indireta

Precisamos entender que nem todo texto precisa levar a pessoa a comprar algo, ou mesmo ser explicitamente uma estratégia de conversão.

Esse é a definição mais comum que as pessoas usam ao ouvir falar de copy.

Copywriting para Página de vendas

Escrever uma copy para uma página de vendas por exemplo, é uma opção muito procurada por diversos produtores e marcas. Neste caso buscamos um texto que utilize diversas técnicas de conversão para fazer com que a pessoa passe para o processo de compra.

O CTA (Call To Action) normalmente é direcionando para o carrinho de compras do produto/serviço apresentado.

O leitor sabe que toda escrita do site é direcionada para que ele possa entender o motivo pelo qual precisa daquilo e acabe comprando o que é ofertado.

Nesse sentido, a escrita do conteúdo da página de vendas é uma forma direta de convencer o leitor a tomar a decisão de clicar no botão que irá o levar para o objetivo final.

Escrita para Blog

Escrita para blog pode ser uma maneira direta ou indireta de levar os leitores a consumir um produto ou serviço.

Portanto, essa estratégia é utilizada para conversar com pessoas que talvez ainda nem saibam que precisam de um produto ou serviço.

Assim, ao escrever um texto para blog você pode ter diversos objetivos, informar uma dor que a pessoa não sabe que enfrenta ou mesmo apontar essa dor e fazer com que o leitor saiba que precisa tomar uma decisão, mas sem pedir que o faça, ainda.

Criar conteúdo de valor poderá satisfazer seus clientes sem precisar indicar uma ação direta, mas você poderá por exemplo, coletar os dados dela, pedindo para que ela se inscreva para receber e-mails com mais conteúdos de valor.

Conteúdo para Instagram e Facebook

Otimizar o conteúdo com uma escrita clara e que seja efetiva para suas postagens é uma forma indireta de conquistas clientes.

A forma indireta é utilizada para criar interesse e conexão com o público, normalmente em forma de post informativos, conteúdo enriquecedor e outros.

A forma direta seria definida por um texto com objetivo explícito de levar o leitor a um tomada de decisão.

Por exemplo: Um post com chamada para visitar o link da descrição, você deixa claro, utilizando gatilhos e linguagem que o objetivo é te levar ao link.

Concluindo

Desta maneira, toda peça escrita ou baseada em algo escrito pode ser copywriting.

Se é o tipo de pessoa que escreve, pode ser uma ótima oportunidade de ajudar pessoas que precisam de serviços de escrita para diversos segmentos.

Se você é uma empresa, marca ou mesmo uma pessoa que quer se posicionar da maneira correta, contratar um especialista nesta área é o ideal.

 

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